Tunísia, Tunísia (PANA) - Unidades da Marinha tunisina resgataram 74 imigrantes ilegais tunisinos dos 13 aos 50 anos idade, anuncia um comunicado do Ministério tunisino da Defesa.
A operação de salvamento é realizada na sequência de informações obtidas sobre a presença de uma embarcação avariada a 66 km ao largo da cidade de Sfax (sul).
Os resgatados admitiram ter navegado, na noite de 7 para 8 de novembro, a partir da costa de Sfax, com o objetivo de viajar clandestinamente para a Itália.
Os Tunisinos representaram, nos últimos dois anos, o maior número de migrantes ilegais na costa italiana, perfazendo 28,5 por cento de todos os migrantes.
O Fórum tunisino dos direitos económicos e sociais indicou que o número de migrantes ilegais tunisinos diminuíu em comparação com 2018.
Mais de 400 tentativas de migração ilegal, a partir das costas tunisinas, foram frustradas em 2019, acrescentou a mesma fonte.
A via marítima do Mediterrâneo apresenta a zona que registou o maior número de mortes, entre 2000 e os dias de hoje, com 25 mil vítimas entre mortas e desaparecidas, representando mais de metade do número total nas vias marítimas do Mundo.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 10nov2019