Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades da Marinha tunisina frustraram, quarta-feira, oito tentativas de migração clandestina a partir das costas tunisinas, detendo 111 pessoas postas em causa, indicou uma fonte de segurança, soube a PANA de fonte segura em Túnis.
Destes 111 indivíduos, 28 são de países subsarianos ao passo que os restantes são de nacionalidade tunisina, incluindo duas mulheres, segundo a mesma fonte.
O Ministério Público ordenou a tomada de medidas regulamentares contra eles, nomeadamente a detenção de oito pessoas e o confisco do barco de pesca a bordo do qual eles viajavam.
Mais de seis mil Tunisinos tentaram deslocar-se em julho último, clandestinamente, à Itália, dos quais quatro mil e 77 chegaram efetivamente ao destino, ao passo que dois mil 918 outros foram detidos pelas autoridades de segurança tunisinas, assinala-se.
De janeiro a agosto últimos, o número de migrantes menores, que atravessaram ilegalmente, mas com êxito, as fronteiras marítimas tunisinas estima-se em 716 dum total de sete mil 890 migrantes clandestinos.
Este fenómeno deveu-se ao abandono da escola por estes menores, afirmou o Fórum Tunisino dos Direitos Socioeconómicos.
Como causas do mesmo fenómeno, o Fórum mencionou igualmente So abandono de centros de proteção das crianças por menores cujas famílias não conseguem satisfazer as necessidades dos mesmos.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 21out2020