Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades da Marinha tunisina frustaram, na noite de sexta para este sábado, três tentativas de emigração clandestina para as costas italianas, disse uma fonte de segurança tunisina.
A primeira tentativa foi frustrada a três quilómetros a leste da província de Mahdia, tendo permitido intercetar 15 pessoas, ao passo que a segunda foi parada a 20 quilómetros ao largo das costas no leste do porto de Chebba, na mesma região, segundo a mesma fonte.
A operação foi marcada pela detenção de 31 emigrantes, dos quais 18 mulheres, oito homens e cinco menores, cuja maioria é composta por subsarianos.
A terceira e última tentativa foi parada a 12 quilómetros a leste do mesmo porto com 20 emigrantes, disse a mesma fonte.
Segundo o porta-voz do Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais, Ramadan Ben Omar, os Tunisinos representam a maioria dos emigrantes clandestinos de todas as nacionalidades que chegaram à Itália este ano.
As autoridades tunisinas anunciaram ter frustado tentativas de emigração clandestina concernente a mais de 27.000 pessoas, nos últimos três anos.
-0- PANA YY/JSG/DIM/DD 06agosto2022