Túnis, Tunísia (PANA) – A Marinha tunisina frustrou uma tentativa de migração clandestina para Itália e deteve 94 pessoas a bordo de um barco de pesca, ao largo das costas de Kerkennah, no sudeste da Tunísia.
Do total de detidos, 56 são de nacionalidade tunisina e 38 indivíduos de outras nacionalidades, incluindo 14 mulheres, anuncia um comunicado do Ministério tunisino do Interior.
Segundo a mesma fonte, seis dos migrantes tunisinos eram procurados pela Segurança e pela Justiça pela sua implicação em assuntos de Direito Comum.
As autoridades tunisinas registaram há vários meses um aumento sem precedentes de tentativas de migração clandestina, na sua maioria frustradas pela Segurança tunisina.
Apesar da tragédia ocorrida, em junho último, com o naufrágio de um barco ao largo da ilha de Kerkennah, fazendo 90 mortos, o ritmo das ondas de migrantes continua a aumentar.
A União Europeia (UE) quer transferir a responsabilidade pelo controlo das fronteiras para os países da África do Norte, em contrapartida de apoios logísticos e financeiros, enquanto os migrantes clandestinos incorrem em penas que podem ir até 15 anos de prisão.
-0- PANA YY/IN/BEH/IBA/FK/IZ 26ago2019