Agência Panafricana de Notícias

Marinha socorre 126 migrantes subsarianos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Marinha líbia anunciou, segunda-feira, ter socorrido 126 novos migrantes clandestinos a bordo de uma embarcação, a cerca de 60 quilómetros, a leste de Tripoli, a capital líbia.

Segundo o gabinete de informação da Marinha, os guardas costeiros receberam um apelo de socorro relativamente a um navio a bordo do qual estavam 126 migrantes clandestinos dos quais quatro mulheres e  quatro crianças.

Os migrantes, de diferentes nacionalidades subsarianas, foram entregues ao serviço encarregado da luta contra a migração clandestina, acrescentou a mesma fonte.

Durante este período marcado por uma situação climática favorável, as tentativas de travessia do Mediterrâneo para a Europa multiplicam-se, a partir da Líbia, e as vítimas de afogamentos aumentam igualmente.

Dois mil e 262 migrantes perderam a vida, tentando atravessar o Mediterrâneo, em 2018, segundo dados fornecidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Para esta agência onusina, o Mediterrâneo continua a ser a via marítima mais perigosa para os migrantes e os requerentes de asilo, no Mundo, embora o número de mortes tenha baixado, em 2018, em comparação com 2017.

-0- PANA AT/IN/BEH/MAR/IZ 21out2019