Túnis, Tunísia (PANA) – Unidades da Segurança Marítima tunisina frustraram uma tentativa de migração clandestina e detiveram 10 pessoas, na região de Nabeul, anunciou quinta-feira à noite o Ministério tunisino do Interior num comunicado.
A segurança marítima apreendeu, ao largo das costas da ilha « Zembera », um navio de pesca dotado de um motor com 10 pessoas a bordo com idades entre 15 e 38 anos, originárias das regiões de Túnis, Benzerte e Sousse, precisou o Ministério.
As pessoas detidas reconheceram que tentavam navegar para a Itália, acrescentou a mesma fonte.
O ritmo das tentativas de migração clandestina baixou nos últimos tempos devido à degradação do tempo no Mediterrâneo, na aproximação do Inverno, depois de ter atingido o seu paroxismo durante o verão.
O Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais indicou antes que o número de migrantes tunisinos clandestinos para a Europa, este ano, atingiu em setembro passado as duas mil e 675 pessoas das quais mil e 100 menores.
O número de migrantes clandestinos baixou em metade comparado com o ano 2018, e 382 tentativas de migração foram frustradas, acrescentou a mesma fonte.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 01nov2019