Agência Panafricana de Notícias

Marinha beninense socorre 2 navios atacados por piratas em Cotonou

Cotonou, Benin (PANA) – A Marinha beninense socorreu quarta-feira dois navios petroleiros atacados por piratas a cerca de 15 quilómetros ao largo de Cotonou, soube-se de fonte naval.

Os navios Aidin Panama e Gotland Sofia, que transportavam produtos petroleiros, tinham-se aproximados para transbordar mercadoria quando uma dezena de piratas surgiu, disparando em todos os sentidos.

Os 54 membros da tripulação foram salvos graças à intervenção das forças navais beninenses que fizeram fugir os assaltantes.

O ataque contra os dois navios ocorreu entre uma e duas horas locais, precisou o capitão de fragata Maxime Ahoyo, afirmando que a sua equipa continuará mobilizada para afastar os piratas das costas beninenses.

No início da tarde, os dois navios já tinham deixado o local do ataque e estavam protegidos a cerca de cinco quilómetros do porto de Cotonou.

Sábado passado, dois navios que transportavam gasóleo foram socorridos pelas forças navais beninenses que libertaram, sexta-feira passada, um navio italiano a cerca de 20 quilómetros das costas beninenses.

Uma semana antes, um petroleiro grego com pavilhão liberiano foi igualmente salvo dum ataque de piratas.

O recrudescimento dos ataques ao largo das costas beninenses preocupa o Presidente do Benin, Boni Yayi, que declarou ter pedido a assistência das Nações Unidas para combater este flagelo que arrisca manchar a imagem do seu país.

-0- PANA IT/AAS/SOC/MAR/TON 04agosto2011