Marechal Haftar recebe chefe de diplomacia grega em Benghazi
Atenas, Grécia (PANA) – O chefe do autoproclamado Exército Nacional Líbio (ENL), o marechal Khalifa Haftar, recebeu em audiência o ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias, domingo último em Benghazi, no leste da Líbia, soube a PANA de fonte segura.
O encontro versou essencialmente sobre a situação na Líbia e as perspetivas de resolução da crise neste país, segundo um comunicado do ministério grego dos Negócios Estrangeiros.
O chefe da diplomacia grega também se avistou com o primeiro-ministro do Governo paralelo líbio, Abdallah al-Theni.
Haftar e as suas forças lançaram a 4 de abril último uma ofensiva que visa destituir o Governo de União Nacional (GNA) reconhecido pela comunidade internacional.
Segundo o comunicado, Dendias abordou com o seu interlocutor a questão dos dois acordos assinados recentemente entre a Turquia e o Governo líbio de União Nacional.
A Grécia considera o conteúdo destes textos "totalmente contrário ao Direito Internacional e ao Direito Marítimo Internacional”.
A Turquia e o Governo de União Nacional, instalado em Trípoli, assinaram em novembro último dos Protocolos de Acordo (MoU) sobre as fronteiras e a segurança marítima.
Mas estes convénios suscitaram o descontentamento do Governo líbio paralelo e de vários países da região, dos quais a Grécia e o Egito.
Dendias também insistiu na necessidade de se encontrar uma solução política para a crise líbia, no quadro dos esforços do representante especial e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salame, e da futura conferência internacional de Berlim sobre a Líbia.
A reunião realizou-se na presença do enviado especial grego na Líbia, Christodoulos Lazaris.
Esta visita foi precedida pelo deslocamento do presidente do Parlamento líbio, Aguilah Saleh Eissa, a 12 de dezembro último a Atenas, a capital grega.
-0- PANA TA/MA/NFB/TBM/FK/DD 23dez2019