Marechal Haftar planeia ataque final contra Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) – O comnandante do autoproclamado Exército Nacional líbio, baseado no leste, o marechal Khalifa Haftar, exigiu das suas tropas confinadas na periferia da capital líbia, Tripoli, para lançarem um ataque final na cidade.
Num discurso divulgado quinta-feira última pela cadeia "Libya Al-Hadath", o marechal Khalifa Haftar anunciou que “a hora H" chegou. A hora do ataque radical, que todos os Líbios livres e honrosos, e o nosso povo em Tripoli, esperam com impaciência.”
Vestido de um uniforme militar, Haftar declarou que Tripoli se tornou num esconderijo de criminosos onde o povo está enfraquecido pelo poder de armas (...) desde que as instituições do Estado se tornaram no seu instrumento para pilhar a riqueza dos Líbios, dia e noite.
Confrontos opõem, desde a 4 de abril passado, na periferia de Tripoli, as forças de Haftar, baseadas no leste do país, às do Exército leal ao Governo de União Nacional, presidido por Fayez al-Sarraj, sediado em Tripoli e reconhecido pela comunidade internacional.
Esta nova escalada militar pode comprometer a Conferência Interancional de Berlin sobre a Líbia, prevista para janeiro próximo e que agrupará os países membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como alguns países interessados pelos assuntos líbios, nomeadamente a Alemanha, a Itália, a Turquia, o Egito e os Emirados Árabes Unidos.
Esta reunião deve desembocar na adoção dum cessar-fogo que relança o processo político na Líbia, em prelúdio a um acordo de paz entre Líbios cuja aplicação será supervisionada por um comité criado pela conferência de Berlin.
Há oito meses que o marechal Haftar e seus homens têm dificuldades em tomar o controlo da cidade capital Tripoli, depois da ofensiva militar lançada em abril último para o efeito.
-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 13dez2019