Manifestantes pedem prorrogação da transição no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Várias dezenas de pessoas a favor da prorrogação da duração da Transição política, no Mali, manifestaram-se domingo, em Bamako, à chegada do chefe de Estado ganense, Nana Akufo-Addo, atual presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O estadista ganense deslocou-se, à capital maliana, para uma visita de 24 horas ao Mali, que vive uma nova crise política na sequência de mais um golpe de Estado militar perpetrado, a 05 de setembro passado.
À saída do aeroporto internacional Modibo Kéita-Sénou, os manifestantes concentraram-se à beira da estrada durante a passagem da caravana de Akufo-Addo, lançando slogans a exigir uma transição de "três anos", no Mali.
"Bem-vindo à CEDEAO, mas concertação nacional primeiro", lia-se nas mensagens inscritas em bandeirolas exibidas pelos manifestantes, que também defendiam a "refundação do Mali, promessa de eleições credíveis e transparentes", sublinhando ainda que "Só a escolha do povo soberano do Mali conta".
Recorde-se que as autoridades da Transição, no Mali, pretendem realizar uma reunião, em novembro, para determinar a duração da transição, que foi fixada em 18 meses e que, em princípio, deveria terminar em fevereiro de 2022 com eleições presidenciais e legislativas simultâneas.
Durante esta visita de um dia, o atual presidente em exercício da CEDEAO teve uma sessão de trabalho com a missão local de acompanhamento da Transição e com os embaixadores dos países-membros da organização comunitária acreditados, no Mali.
Em seguida, teve uma reunião individual, no Palácio de Koulouba (Presidência) com o presidente de Transição do Mali, coronel Assimi Goïta, seguida de uma outra sessão de trabalho alargada às duas delegações.
Vestido de fato azul, Nana Akufo-Addo foi saudado acolhido à sua chegada pelo coronel Assimi Goita, no pavilhão presidencial do Aeroporto Internacional de Bamako.
O ex-Presidente nigeriano e mediador da CEDEAO para o Mali, Goodluck Jonathan, também chegou a Bamako no mesmo domingo, pouco depois de Nana Akufo Addo, a bordo do "Air Force One" da Nigéria.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 18out2021