Agência Panafricana de Notícias

Manifestantes incendeiam residência do Vice-Presidente da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A residência privada do Vice-Presidente da Nigéria, Namadi Sambo, foi destruída segunda-feira por jovens que se manifestavam contra os resultados das eleições presidenciais de sábado ganhas pelo Presidente cessante, Goodluck Jonathan.

A imprensa local relata que os manifestantes incendiaram o domicílio do Vice-Presidente, em Zaria, no norte de Kaduna, antes de abrir as portas da prisão central da cidade, libertando os reclusos.

O Governo impôs rapidamente um recolher obrigatório de 24 horas no Estado e desdobrou as forças de segurança para conter os motins.

As manifestações, que eclodiram domingo no norte do país após a difusão da notícia segundo a qual o Presidente Jonathan tinha a viória quase assegurada nas eleições presidenciais, alargaram-se a outros Estados.

Em Bauchi e Gombe, pelo menos 10 pessoas foram mortas e vários veículos e várias casas incendiados por jovens manifestantes contra a presumível colusão entre os líderes do Partido Democrático Popular (PDP, no poder) e os responsáveis das assembleias de voto.

As manifestações alargaram-se rapidamente aos Estados de Sokoto e de Kaduna, bem como a alguns bairros da capital federal, Abuja.

O candidato do Congresso para a Mudança Progressiva (CPC), Muhammadu Buhari, batido pelo Presidente Jonathan, tem muitos apoiantes no norte do país.

Os membros do seu partido contestaram os resultados do escrutínio em vários Estados que, segundo eles, não correspondem ao número de pessoas que votaram.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC) ainda não proclamou oficialmente o vencedor das eleições presidenciais, mas a imprensa local divulgou todos os resultados provisórios que demonstram que o Presidente Jonathan venceu o escrutínio com cerca de 60 porcento dos sufrágios expressos, contra 32 porcento para o seu principal adversário, Buhari.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/FK/IZ 18Abril2011