Agência Panafricana de Notícias

Manifestantes exigem em Bruxelas fim de morte de mineiros grevistas na África do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Várias dezenas de manifestantes convergiram terça-feira diante do edifício do Conselho Europeu em Bruxelas, ostentando cartazes onde se podia ler "Parem de matar os mineiros" na África do Sul, constatou a PANA no local.

Neste edifício, acabam de iniciar os trabalhos da V Cimeira África do Sul-União Europeia (UE) e os manifestantes agruparam-se diante dele a pedido dos sindicatos belgas.

Durante uma conferência de imprensa, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, presente no local, tranquilizou os investidores europeus garantindo-lhes que o seu "Governo tem o controlo total da situação e os tristes eventos da mina de platina de Marikana (África do Sul), já não vão repetir-se".

O chefe de Estado sul-africano pediu aos responsáveis europeus para darem prova de flexibilidade para a conclusão do Acordo de Parceria Económica (APE) entre a UE e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ( SADC), no seio da qual a África do Sul desempenha um papel de lider, devido ao seu peso económico.

Por sua parte, o presidente da Comissão Europeia, Manuel Durão Barroso , não marcou o prazo para a conclusão do APE com os países da África Austral.

O Parlamento Europeu pediu ao Conselho Europeu um prazo suplementar de dois anos, até janeiro de 2016, para a conclusão do APE entre a UE e a SADC.

Num outro contexto, Durão Barroso anunciou o lançamento dum programa de 250 mil euros visando apoiar a política de desenvolvimento da África do Sul.

-0- PANA AK/TBM/DIM/DD 19setembro2012