Agência Panafricana de Notícias

Manifestantes bloqueiam produção de maior campo petrolífero na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Vários manifestantes bloquearam domingo a produção do campo petrolífero de al-Charara, um dos maiores do sudoeste da Líbia, noticiou esta segunda-feira a imprensa local, citando o porta-voz da companhia petrolífera, Mohamed al-Harari.

O campo petrolífero de al-Charara, gerido pela empresa Ribson, sob o nome de Ecacos, suspendeu completamente a sua produção de crude, pois as populações das províncias de Obari, de al-Awinat e de Morzoq realizam uma manifestação no interior do campo.

Estas populações protestam contra a falta de satisfação das suas exigências « legais e de desenvolvimento » e contra a "marginalização" de que elas seriam vítimas por parte do Governo.

O campo de al-Charara é um dos maiores do país e envia a sua produção através dum oleoduto de 700 quilómetros de comprimento para as reservas da cidade costeira de al-Zawiya, situada a 40 quilómetros a oeste de Tripoli. A sua produção estima-se em 300 mil barris por dia.

Vários terminais de exportação e campos petrolíferos da localidade oriental da Líbia estão suspensos e sob o controlo dos grupos armados, reduzindo a produção petrolífera da Líbia para 150 mil barris por dia apesar de ela registar um aumento nestes últimos dias para atingir 600 mil barris por dia.

A capacidade de produção da Líbia, segundo a quota fixada pela Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), é de um milhão 400 mil barris por dia.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/FK/TON 28out2013