Agência Panafricana de Notícias

Manifestantes atacam Embaixada de Angola no Cairo

Luanda, Angola (PANA) - Centenas de manifestantes atacaram quarta-feira a Embaixada de Angola na capital egípcia, Cairo, anunciou esta quinta-feira o Jornal de Angola, citando fonte diplomática.

Segundo o único matutino editado na capital angolana, Luanda, o ataque ocorreu por volta das 07:00 horas locais (05:00 TMG), altura em que apenas estava no edifício o pessoal de segurança.

Os agentes da Polícia destacados no local foram forçados a fugir, assim como o corpo de segurança, que se refugiou no interior da Embaixada, situada perto da Mesquita Mustafa Makmud, que reúne diariamente milhares de crentes muçulmanos.

Os atacantes destruíram câmaras de vigilância e os portões da Embaixada angolana, antes da chegada de um dispositivo policial reforçado com militares, dando lugar a um forte tiroteio.

Devido ao incidente, o pessoal diplomático e outros funcionários foram forçados a ficar nas suas residências para regressarem ao trabalho só quando a situação voltar ao normal.

Mais de 80 porcento das representações diplomáticas no Cairo estão encerradas ou foram forçadas a transferir-se para outras regiões, devido à tensão reinante no Egito, desde o golpe militar contra o Presidente Mohammed Morsi, que desencadeou uma onda de manifestações.

-0- PANA JA/IZ 15ago2013