Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Manifestações violentas eclodiram quinta-feira em vários bairros de Ndjamena, capital do Tchad, contra a transição, apesar da proibição das autoridades no dia anterior, noticiou os meios de comunicação locais.
"Os manifestantes saíram muito cedo esta quinta-feira em vários bairros da capital, respondendo ao apelo de várias organizações para exigirem a transferência de poder para civis, no final do período inicial de transição de 18 meses", escreveu Alwihda, imprensa online tchadiana.
Várias pessoas foram mortas e outras ficaram feridas nesses protestos, de acordo com a imprensa local.
"Quatro mortes foram contabilizadas nas fileiras dos manifestantes em N'djamena desde esta manhã (quinta-feira). Manifestações contra a transição conduzida por Mahamat Idriss Déby aconteceram finalmente em vários bairros da cidade capital do Tchad", informou a rádio alemã DW.
Atos de violência ocorreram nessa manhã no Tchad, foram usadas armas letais contra manifestantes, o que a França condena, escreveu a Embaixada de França no Tchad.
"França não desempenha nenhum papel nestes eventos, que são estritamente uma questão de política interna do Tchad. A informação falsa sobre um suposto envolvimento de França não tem fundamento", segundo a mesma fonte.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 20out2022