Manifestações no Níger em apoio a golpistas
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Centenas de nigerinos manifestaram-se quinta-feira em Niamey e Dosso, no sudoeste do país, para apoiar a junta militar que derrubou quarta-feira última o Presidente Mohamed Bazoum, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo a imprensa local e testemunhas, os manifestantes, inicialmente reunidos em frente à sede da Assembleia Nacional, entoaram palavras de ordem hostis à presença do Exército francês no Níger.
Bandeiras nigerinas e russas foram agitadas por alguns manifestantes, cujas imagens são divulgadas nas redes sociais.
Dirigiram-se então para a sede do PNDS Tarayya, partido do Presidente deposto, saqueando-a, segundo testemunhas oculares
"Dezenas de pessoas invadiram a sede do partido de Bazoum. Automóveis foram incendiados e outros bens foram reduzidos à cinza", disse à PANA um jornalista presente no local.
Por sua vez, a França exortou seus cidadãos a "observarem maior vigilância" após os atuais eventos no Níger.
O Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), a junta atualmente no poder no Níger, desde quarta-feira última, deplorou um dia depois a violação do encerramento da fronteira aérea pelo Exército francês ao pousar um avião no aeroporto de Niamey.
Por seu turno, o Comando Militar do Exército do Níger, composto pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e pelos chefes do Estado-Maior dos Exércitos, declarou na manhã desta quinta-feira subscrever a declaração dos golpistas que anunciam o derrube do Presidente Mohamed Bazoum.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/DD 28julho2023