Agência Panafricana de Notícias

Manifestações anti-Kagame perturbam jornadas europeias de desenvolvimento

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Manifestantes pró e contra Paul Kagamé, Presidente do Ruanda, obrigaram à intervenção da Polícia para a sua dispersão diante de mais de seis mil delegados provenientes de África e de outras partes do mundo que participam na quinta edição das Jornadas Europeias do Desenvolvimento (JED), abertas segunda-feira em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, José Durao Barroso, constatou a PANA no local.

Chefes de Estado africanos, nomeadamente os do Ruanda, do Mali, do Burkina Faso, do Benin, do Malawi e da Tanzânia , participam neste encontro internacional organizado na Bélgica, país que assume a presidência em exercício da União Europeia (UE).

Mesas redondas de alto nível, conferências e seminários, bem como diversas animações (desfile de moda, concertos e teâtros) estão previstos no programa dos dois dias das JED.

Os manifestantes anti-Kagamé, apoiados pelo "European Action Group", um movimento europeu envolvido na ação contra a ditadura, nomeadamente em África, protestavam contra a presença do chefe de Estado ruandês acusado de genocídio no seu país e na RD Congo.

Durante o dia de segunda-feira, o primeiro-ministro do Governo belga cessante, Yves Leterme , divulgou um comunicado indicando que por "razões de calendário", ele não poderia receber em audiência o Presidente ruandês.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/IZ 7Dez2010