Agência Panafricana de Notícias

Manifestação para apoiar Exército congolês e brigada da ONU em Beni

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Uma manifestação pacífica será organizada quarta-feira na cidade de Beni, na província congolesa do Kivu-Norte, para apoiar as Forças Armadas da RD Congo (FARDC) e a brigada de intervenção da ONU que combatem os rebeldes do M23, indicou segunda-feira o presidente da sociedade civil de Beni, Gilbert Kambale.

"Inicialmente prevista para sexta-feira passada, a marcha foi adiada em virtude de a brigada de intervenção ter entrado em ação", disse, acrescentando que foi igualmente decidido o levantamento da medida que proíbe a circulação dos veículos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO) em toda a cidade de Beni.

Para Kambale, o objetivo da manifestação é apoiar as FARDC e a brigada de intervenção da ONU para que elas continuem a combater até que se termine com os rebeldes do M23 e gerir o grande norte do Kivu para combater os rebeldes ugandeses da ADF/NALU.

"A marcha vai desembocar na Câmara Municipal de Beni onde o nosso memorando será apresentado às autoridades, contendo as nossas reivindicações, o que esperamos deles e da MONUSCO, que é a convidada do Governo", indicou.

A sociedade civil de Beni organizou um movimento de "cidades mortas" e proibiu a circulação de veículos da MONUSCO em toda a cidade de Beni, acusando esta última de passividade e de atraso na perseguição das forças negativas na região.

-0- PANA KON/AAS/SOC/MAR/IZ 03set2013