Agência Panafricana de Notícias

Manifestação no Mali pela paz na Guiné-Conakry

Bamako- Mali (PANA) -- Um colectivo de apoio à paz na Guiné-Conakry prometeu organizar, segunda-feira próxima, em Bamako, uma marcha destinada a convidar ao diálogo os protagonistas da crise neste país "para a unidade do seu povo", soube a PANA sexta-feira de fonte próxima dos promotores da manifestação.
Segundo um dos seus organizadores, Mohamed Bathily "Ras Bath", a marcha partirá do Centro Islâmico de Hamadallaye para terminar no Monumento Kwamé Nkrumah.
"É na minha qualidade de animador da emissão Rasta Visão sobre a política e os factos sociais que passa na Rádio Djekafo, aos domingos à noite, que fui solicitado por vários Malianos para fazer uma acção a favor da paz na Guiné-Conakry, um país limítrofe do Mali" indicou Ras Bath, que é igualmente presidente do colectivo.
Ele lembrou que Mali e a Guiné-Conakry já constituíam uma única entidade antes da sua separação por causa da colonização.
Denunciou "o silêncio" das autoridades malianas sobre a crise na Guiné-Conakry, considerando que esta atitude "é inadmissível".
"O que se passa hoje neste país vizinho do nosso assemelha-se ao 'Dejá vu' em África: Cria-se todas as condições para fazer partir líderes engajados ao lado do seu povo e fazer vir vassalos, prontos a ficar com todas as riquezas do seu país", declarou.