Agência Panafricana de Notícias

Manifestação em Bujumbura contra envio de forças estrangeiras ao Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se sábado nas ruas de Bujumbura, capital burundesa, contra o envio duma força de Polícia de 228 elementos armados decidido por uma resolução das Nações Unidas inspirada por França em resposta à crise política e dos direitos humanos que dura há mais de um ano no Burundi, constatou a PANA no local.

O edil da cidade de Bujumbura, Freddy Mbonimpa, liderou o cortejo que contou com a presença de altos quadros do Estado, mas também simples cidadãos, como os condutores de moto-táxis, numa atmosfera calma com canções patrióticas, incluindo o hino nacional.

Durante discussões diplomáticas antes da votação, quinta-feira, da resolução do Conselho de Segurança, o poder burundês aceitou o princípio do desdobramento de 50 polícias "desarmados".

Num passado recente, as Nações Unidas encaravam o desdobramento de pelo menos três mil capacetes azuis face ao risco de genocídio no Burundi, antes de recuar, depois duma rude oposição do poder burundês.

O Conselho de Segurança decidiu finalmente o desdobramento de um pouco mais de 200 polícias depois duma ofensiva diplomática de França, daí a exibição pelos manifestantes sábado de bandeirolas hostis diante da Embaixada de França, em Bujumbura.

Do lado da oposição, algumas vozes ergueram-se igualmente para dizer que 228 policias eram os bem vindos mesmo se não forem suficientes para conter as violências persistentes no Burundi.

-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/IZ 31julho2016