Agência Panafricana de Notícias

Manifestação diante de domicílio de deposto Presidente mauritano

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Dezenas de manifestantes, na sua maioria mulheres, agruparam-se terça-feira à tarde diante do domicílio do deposto Presidente da Mauritânia, Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi, em Nouakhcott para protestar contra o seu regresso na cena política, soube quarta-feira a PANA de fontes concordantes.
Depois da manifestação, várias mulheres foram detidas e conduzidas a um Comissariado da Polícia, segundo as mesmas fontes.
O Presidente da Mauritânia está actualmente na sua aldeia natal de Lemden (250 quilómetros no sudeste de Nouakchott) desde 13 de Novembro último.
Depois de mais de um mês detido em prisão domiciliária, Sidi Ould Cheikh Abadallahi foi conduzido a Nouakchott em finais de Dezembro quando a sua libertação lhe foi notificada pelas autoridades militares no poder desde o golpe de Estado de 6 de Agosto.
A chegada de Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi a Nouakchott foi anunciada para terça-feira à tarde.
Entretanto, a Frente Nacional para a Defesa da Democracia (FNDD), aliança de 12 partidos políticos opostos ao golpe de Estado, denunciou uma manipulação dos serviços secretos do poder militar na manifestação das mulheres.