Manifestação de protestos contra insegurança e homicídios no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) - Uma manifestação decorreu segunda-feira última em Bandiagara, na região de Mopti, no centro do Mali, para protestar contra a crescente insegurança na área e homicídios direcionados registados nos últimos tempos, soube a PANA de fonte segura.
A pedido dum coletivo de associações de jovens de todas as categorias, os manifestantes marcharam pelas ruas de Bandiagara, denunciando o silêncio do Governo maliano perante atos de violência terrorista e de conflitos intercomunitários entre pastores Fulani e agricultores Dogon, de que resultaram centenas de mortos em ambos os lados.
Os manifestantes gritaram slogans hostis ao Governo maliano, às forças francesas Barcane e da MINUSMA (Missão das Naões Unidas de Estabilização do Mali), exigindo delas para deixarem o território maliano.
"Abaixo a MINUSMA, a França... Viva Dan Nan Ambassagou, um grupo de autodefesa Dogon, constituído por caçadores tradicionais, vulgo "dozos", oficialmente dissolvidos pelo Governo maliano mas que ainda afirmam defender a sua terra contra ataques de todos os tipos, na ausência da presença de forças malianas.
Apelam à demissão do primeiro-ministro que visitou o centro do Mali, recentemente, para acalmar a situação naquela parte do país.
Durante esta visita, foram assinados acordos de cessação das hostilidades entre vários grupos armados de autodefesa, milícias Fulas e Dogon, que não permitiram pôr termo as matanças intercomunitárias.
-0- PANA GT/BEH/DIM/DD 10set2019