Agência Panafricana de Notícias

Manifestação de protesto em Dakar contra execuções na Gâmbia

Dakar, Senegal (PANA) - Uma manifestação para denunciar as execuções de condenados à morte, incluindo dois Senegaleses, na Gâmbia, realiza-se em Dakar esta quinta-feira diante da Embaixada deste país vizinho do Senegal, anuncia um comunicado oficial.

O evento é da autoria do Encontro Africano para a Defesa dos Direitos Humanos (RADDHO), da seção senegalesa da Amnistia Internacional (AI) e da Liga Senegalesa dos Direitos Humanos (LSDH), de acordo com o texto.

As execuções em causa provocaram um protesto generalizado por parte das organizações de defesa dos direitos humanos que apelaram para a mobilização da comunicade internacional a fim de exigir a exclusão do Presidente gambiano, Yahya Jammeh, das reuniões internacionais.

O Presidente gambiano não acatou apelos da comunidade internacional para a clemência quando anunciou pessoalmente, no dia da celebração do Eid el Fitr (fim do Ramadão), que todos os condenados à morte seriam executados em meados de setembro próximo.

Nove condenados, dos 47 que prisioneiros que se encontram no corredor da morte na Gâmbia, foram finalmente executados, segundo informações confirmadas pelas autoridades gambianas.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/DD 30agosto2012