Agência Panafricana de Notícias

Manifestação de estudantes faz vários mortos e importantes danos materiais na universidade de Kinshasa

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Uma marcha de protesto dos estudandes da Universidade de Kinshasa (UNIKIN), organizada quinta-feira na sequência da descoberta do corpo enforcado de um dos seus camaradas na cidade universitária, provocou 10 mortos durante uma altercação com os polícias, segundo fontes independentes.

O ministro da Comunicação e Imprensa e porta-voz do Governo, Lambert Mende, falou em, no seu primeiro balanço, em 14 veículos incendiados, no saque da residência do reitor da UNIKIN e na pilhagem dum contentor que continha mais de 500 computadores, doados pela Coreia do Sul à Universidade de Kinshasa.

Na tentativa de salvaguardar os bens, indicou o governante congolês, dois guardas da UNIKIN foram alvejados por balas perdidas e sucumbiram aos seus feirmentos alguns tempos depois ao passo que duas bombas de combustíveis e autocarros aí estacionados pegaram fogo e uma farmácia foi igualmente pilhada.

O Governo acabou por desdobrar unidades de Polícia para garantir a segurança desta zona, e prometeu sancionar severamente os autores desta tragédia.

A fúria dos estudantes recrudeceu porque, há uma semana, na noite de 4 a 5 de Janeiro corrente, um outro estudante foi descoberto sem vida na mesma zona universitária e que as autoridades académicas estão a se lentas demais para encontrar soluções para a sua segurança no campus.

-0- PANA LAPS/TBM/FK/DD 14Jan2011