Agência Panafricana de Notícias

Manifestação contra supressão da subvenção petroleira na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma coligação de organizações da sociedade civil, sob a égide da Frente de Ação Comum (JAF), iniciará terça-feira manifestações contra a aplicação pelo Governo Federal da medida relativa à supressão da subvenção sobre os produtos petroleiros, com uma mobilização em Lagos, a capital económica, de acordo um comunicado divulgado domingo na mesma cidade.

A JAF instou os Nigerianos a participarem nesta ação de massa para rejeitar e resistir a qualquer aumento dos preços dos combustíveis.

«O prosseguimento do enriquecimento fraudulento da esfera no poder a nível federal, dos Estados e das localidades dos seus cúmplices através de políticas impopulares de privatização e de liberalização e duma má gestão sem precedentes e da pilhagem dos fundos públicos e a votação de leis pretensamente de segurança desde 1999 não poderão continuar », indicou o movimento.

A JAF apelou aos Nigerianos de todas as camadas da sociedade para participarem nesta ação.

O Governo anunciou que a economia do país já não pode suportar a subvenção dos produtos petroleiros que custou mais de um trilião de nairas (mais de seis milhões de biliões de dólares americanos) para o único ano 2011.

Mas os seus detratores defenderam que a supressão desta subvenção vai empobrecer cada vez mais os cidadãos.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/IBA/FK/DD 01jan2012