Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Um manifestação contra a presença de bases militares estrangeiras em África e contra o terrorismo foi proibida terça-feira no Burkina Faso, soube-se a PANA de fonte fonte autárquica.
No entanto, várias organizações da sociedade civil, incluindo o Movimento Burkinabe dos Direitos Humanos e dos Povos (MBDHP), escreveram à Câmara Municipal para lhe pedir uma autorização de manifestar contra a presença militar estrangeira, aludindo a bases francesas, por ocasião da 4.ª edição das Jornadas Anti-Imperialistas, de acordo com a fonte.
"Tendo em conta o contexto de segurança atual e da mobilização das forças de defesa e de segurança, para o efeito, considero a vossa manifestação inoportuna. Por conseguinte, lamento não vos poder satisfazer o vosso desiderato”, respondeu, numa carta, Christian Charles Rouamba, administrador civil.
O ministro burkinabe da Comunicação Social, Remis Dandjinou, desmentiu, a 3 de outubro corrente, a presença duma base militar francesa no Burkina Faso.
Em setembro último, uma manifestação dos sindidatos proibida pelas autoridades municipais foi dispersada com gases lacrimogéneos.
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/DD 08out2019