Agência Panafricana de Notícias

Manifestação antigovernamental termina sem incidentes no Togo

Lomé,Togo (PANA) - A manifestação de protesto de 72 horas organizada pelo Coletivo "Salvemos o Togo" (CST) para exigir mais democracia no Togo terminou quinta-feira à noite sem choques nem incidentes, constatou a PANA.

Para o último dia, vários militantes do CST, que agrupa os principais partidos políticos da oposição e das organizações dos direitos humanos, ocuparam a esplanada do Palácio dos Congressos de Lomé após uma longa marcha de protesto por diversas ruas da capital, todos vestidos de vermelho.

À noite, vários responsáveis do Coletivo sucederam-se na tribuna para denunciar a governação política económica vigente e exigir que o atual Presidente togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, não se recandidate às presidenciais de 2015 no termo do seu segundo mandato consecutivo à frente do país.

Eles convidaram a população a permanecer mobilizada para reclamar por reformas políticas e eleições livres e transparentes no Togo.

Terça-feira última, recorde-se, o CST iniciou uma marcha de protesto, seguida de uma concentração de 72 horas na esplanada do Palácio dos Congressos de Lomé para exprimir a ira das populações e da oposição face à maneira como o país está a ser dirigido.

-0- PANA FAA/TBM/CJB/IZ 28set2012