Agência Panafricana de Notícias

Mandela asssite cerimónia de abertura do Mundial

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, poderá assistir durante alguns instantes à cerimónia de abertura do Mundial de 2010 da FIFA sexta-feira em Joanesburgo.
As especulações continuam para saber se Mandela, que terá 92 anos de idade no próximo mês e que está cada vez mais frágil, assistirá à cerimónia de abertura, que será seguida por um jogo entre o país organizador, a África do Sul, e o México.
Mas, a sua família anunciou que ele poderá fazer um breve aparecimento no estádio Soccer City.
O presidente da FIFA, Sepp Blatter, declarou que "esperamos" a presença ou não do líder venerado na abertura do Mundial.
Mandela, que desempenhou um papel decisivo na atribuição da organização do Mundial à África do Sul, qualificou este evento de símbolo importante de unidade no mundo.
"Ele simboliza a capacidade do futebol de reunir os povos em todo mundo, independentemente da sua língua, da sua cor de pele, das suas convicções políticas ou religiosas", declarou Mandela num comunicado.
Há um apoio massivo à equipa nacional sul-africana, os "Bafana Bafana", antes do jogo de abertura de sexta-feira.
Quarta-feira, milhares de Sul-Africanos aclamaram a equipa nas ruas de Joanesburgo.
A Polícia conseguiu controlar artérias da cidade invadidas por mais de 100 mil pessoas que assistiram à parada da equipa nacional no bairro de Sandton.
Os tiros de canhão de meio-dia na Cidade do Cabo foram cobertos pelo som de milhares de "vuvezelas" pela cidade.
Mais de 60 mil pessoas deverão assistir ao festival de rua previsto para quinta-feira na cidade.
O Presidente Jacob Zuma, que visitou os Bafana Bafana no seu campo de treino quarta-feira, declarou-se confiante na sua capacidade de vencer o torneio.