Conakry, Guiné (PANA) - O Comité de Normalização (CONOR) do futebol na Guiné, cujo mandato terminou quinta-feira, permanecerá em funções até abril de 2023, ou seja uma prorrogação de 10 meses, soube a PANA de fonte desportiva.
A FIFA recomendou ao CONOR para continuar durante 10 meses o seu trabalho até à organização da eleição de uma nova equipa dirigente da Federação Guineense de Futebol (FEGUIFOOT, sigla em francês), precisou a mesma fonte.
A instância mundial de futebol tinha empossado o CONOR após ter denunciado várias anomalias antes das eleições para a renovação do gabinete da FEGUIFOOT.
A FIFA e o CONOR decidiram que as eleições, no seio dos membros e filiados da FEGUIFOOT, particularmente as Ligas e Distritos, deverão ter lugar perante um novo comité executivo desta instância reitora do futebol nacional.
Dois congressos distintos serão assim convocados antes que o Comité de Normalização possa, por sua vez, convocar os congressos eletivos da FEGUIFOOT.
Lembra-se que 55 dos 65 membros estatutários da FEGUIFOOT anunciaram recentemente ter recorrida à FIFA para que antecipasse a organização das eleições até setembro próximo, ameaçando boicotar o reinício do campeonato nacional se não fossem satisfeitos.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 1julho2022