Malianos manifestam-se pela libertação do líder da oposição Soumaila Cissé
Bamako, Mali (PANA) - Uma marcha pacífica teve lugar quinta-feira, no nordeste do Mali, para apoiar todas as ações destinadas à libertação de Soumaila Cissé, deputado da cidade e líder da oposição maliana raptado a 25 de março último, quando efetuava a sua campanha para as eleições legislativas, revelou a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
A marcha foi organizada pelo Coletivo para a Libertação de Soumaila Cissé (CLSC), em Niafunké, na província de Tombouctou, no nordeste do Mali, em colaboração com a sociedade civil e o clube dos amigos de Soumaila Cissé.
O presidente da sociedade civil de Niafunké, Hamadoun B. Touré, na sua declaração, na presença do prefeito local, agradeceu ao Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, por ter recentemente informado os Malianos de que Soumaila "está em vida" e que poderá regressar brevemente à sua família.
Durante a marcha, foram ouvidos slogans como «Libertar Soumaila” , “IBK, A Nossa Expetativa é Longa”, ressoavam na multidão.
Esta marcha que começou na praça da Independência de Niafunké, terminou na Prefeitura. Os manifestantes pediram às autoridades que multiplicassem os esforços para que Soumaila Cissé seja libertado rapidamente.
Eles entregaram uma carta endereçada ao prefeito do Círculo para a transmitir a quem de direito. A marcha terminou com uma sessão de orações que reuniu vários marabus e notáveis da cidade que imploram a Deus para que o seu filho, irmão e pai volte à sua família.
Presidente da União para a República e Democracia (URD) e líder da oposição maliana, Soumaila Cissé foi raptado por homens armados não identificados, perto de Niafunké, quando ele realizava campanha para as eleições legislativas de março e abril de 2020. Ele foi reeleito nesta circunscrição.
Apesar das negociações em curso realizadas pelo Governo maliano e por pessoas de boa vontade, Soumaila Cissé continua retido pelos seus raptores.
Numa declaração recente sobre a situação sociopolítica tensa no Mali, o Presidente maliano afirmou que o líder da oposição, antigo presidente da Comissão da União Económica Monetária da Oeste-Africana(UEMOA), está em vida e será brevemente libertado.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 26junho2020