Agência Panafricana de Notícias

Malianos elegem deputados

Bamako, Mali (PANA) - Mais de seis milhões de Malianos deverão votar domingo, 24 de novembro, para escolher entre mil e 87 candidatos em competição nas eleições legislativas 147 assentos de deputados na Assembleia Nacional.

Segundo um decreto aprovado em Conselho de Ministros, o colégio eleitoral será convocado a 24 de novembro em todo o território nacional para a primeira volta das eleições legislativas.

Uma segunda volta do escrutínio vai decorrer a 15 de dezembro de 2013 nas circunscrições eleitorais onde nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos sufrágios exprimidos na primeira volta.

A campanha eleitoral da primeira volta foi aberta a 3 de novembro último.

Os candidatos apresentam-se em listas próprias de partidos, em listas de coligações de partidos ou como independentes.

A principal particularidade deste escrutínio é a candidatura duma Chinesa naturalizada maliana, Yu Hong Wei, alcunhada Astan Coulibaly. Ela compete com seis outros candidatos numa aliança de três partidos na circunscrição eleitoral de Ségou (cerca de 240 quilómetros a leste de Bamako).

Esta aliança, que agrupa o Movimento para um Destino Comum (MODEC) do antigo ministro Konimba Sidibé, a Convergência de Ação para o Povo (CAP) e o Partido Solidariedade Africana para a Democracia e Integração (SADI), batizou a sua lista "Ségou Kanou" (o amor de Ségou em língua nacional bambara).

Entre os candidatos em competição figura ainda Karim Kéita, filho do atual Presidente do Mali Ibrahim Boubacer Kéita, que se apresenta na comuna II do distrito de Bamako na lista da Coligação para o Mali (RPM), o partido cujo seu pai era Presidente, aliado à Convergência para o Desenvolvimento do Mali (CODEM).

Candidatos vencidos nas presidenciais de julho-agosto passado também concorrem, dos quais o antigo ministro das Finanças e ex-presidente da Comissão da União Económica e Monetária Oesta-Africana (UEMOA), Soumaila Cissé, segundo nas presidenciais, e Dramane Dembelé, candidato da ADEMA, classificado terceiro no mesmo escrutínio. Eles candidatam-se respetivamente nas circunscrições eleitorais de Niafunké (norte) e de Ségou (centro).

Nota-se igualmente as candidaturas de alguns chefes de grupos rebeldes do Norte como Ahmada Ag Bibi e Mohamed Ag Intalla, que faziam parte dum grupo de cerca de 30 pessoas contra as quais as autoridades malianas emitiram em fevereiro de 2013 mandados de captura pela sua participação na rebelião armada desencadeada em janeiro de 2012 no norte do Mali.

As novas autoridades malianas suspenderam estes mandados de captura em nome da reconciliação nacional.

-0- PANA GT/TBM/MAR/TON 14novembro2013