Agência Panafricana de Notícias

Mali submete crise no Norte de seu território ao TPI

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Mali submeteu a crise no Norte do seu território ao julgamento do Tribunal Penal Internacional (TPI), dois meses após o Governo deste país ter dado o seu aval neste sentido, declarou quarta-feira a nova Procuradora do TPI, a Gambiana Fatou Bensouda, soube-se de fonte oficial em Addis Abeba.

O ministro da Justiça do Mali, Malick Coulibaly, submeteu à procuradora do TPI documentos ligados a este pedido num contexto marcado por um apelo lançado pela União Africana (UA) para um inquérito e imposição de sanções contra usurpadores do território nortenho do Mali.

"O Governo maliano indica que as jurisdições malianas são incapazes de perseguir ou julgar os seus autores. A delegação maliana forneceu igualmente a documentação para apoiar o recurso judicial", indicou a Procuradora do TPI num comunicado.

Bensouda advertiu que o seu gabinete acompanha desde então (meados de janeiro último) a situação neste país da África Ocidental, de acordo com a fonte.

O inquérito no Mali será o primeiro caso instruído pela nova Procuradora do TPI desde o seu empossamento em junho último.

O Mali é o primeiro Estado africano a assinar um acordo com o TPI para oferecer centros de detenção para ciminosos internacionais condenados.

-0- PANA AO/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 18ulho2012