Mali retoma aulas após greve de professores
Bamako, Mali (PANA) - As aulas retomam-se nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, no Mali, pondo fim a uma prolongada greve dos professores, anunciou o Ministério maliano da Educação.
O Governo maliano fixou a data das provas escolares sexta-feira última, depois de mais de cinco meses de greve convocada pelos sindicatos de professores, segundo a mesma fonte.
Sexta-feira última, o Comité Nacional de Salvação do Povo (CNPS), Junta militar que tomou o poder, a 18 de agosto último, e os sindicatos de professores, que exigiam um aumento de 20 por cento dos seus salários, chegaram a um acordo que estabelece o reinício das aulas.
As provas para o Diploma de Estudos Básicos (DEF), ou seja, do fim do ensino primário, ocorrerão de 12 a 14 de outubro, e as do ensino médio de 19 a 22 do mesmo mês.
As primeiras provas para o ensino médio técnico e professional serão realizadas de 5 a 6 de outubro próximo, enquanto as do Instituto de Formação de Professores terão lugar de 19 a 23 do mesmo mês.
Para o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) os teste acontecerão de 26 a 29 de outubro, e para o Diploma de Técnico e Técnico Agro-pastoral, em novembro de 2020.
Inicialmente previstas para setembro corrente, as provas foram adiadas na sequência da recusa dos professores de retomar as aulas devido à falta de compromisso entre os sindicatos e as novas autoridades que herdaram esta crise do regime do deposto Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.
-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 14set2020