Bamako, Mali (PANA) - Vários casos de gripe aviária foram registados na zona periurbana de Kati, a cerca de 15 quilómetros da capital maliana, Bamako, na sequência de investigações da Direção Nacional dos Serviços Veterinários e do Laboratório Central Veterinário, anuncia um comunicado do Ministério maliano do Desenvolvimento Rural.
A mesma fonte precisa que essas investigações foram precedidas de fortes mortalidades de aves observadas em explorações avícolas na zona de Kati.
Para circunscrever a doença, que está a dizimar aves, várias medidas conservatórias foram tomadas, tranquilizou o Ministério.
Para evitar eventuais contaminações, o Ministério maliano do Desenvolvinento Rural exortou os profissionais do setor avícola a assinalarem qualquer mortalidade aos serviços veterinários mais próximos ou às autoridades administrativas e políticas de que dependem.
Pediu igualmente às populações para evitarem manipular e comer aves doentes, bem como cadáveres de aves, garantindo a opinião pública que medidas estão em curso para conterem a doença a fim de protegerem o setor agrícola.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 04abril2022