Agência Panafricana de Notícias

Mali regista baixo aproveitamento escolar

Bamako, Mali (PANA) - Onze mil 124 alunos dos 89 mil 968 finalistas do ensino médio no Mali passaram de classe, o que representa apenas 12,36 porcento, segundo os resultados proclamados pelo Ministério da Educação Nacional.

Contudo, o diretor nacional do Centro de Exames e Concursos, Hassimi Adama Touré, estima que esta baixa taxa, jamais registada no Mali, não é tão péssima e reflete antes as medidas tomadas pelas autoridades escolares para pôr ênfase na qualidade do ensino e no desempenho.

Segundo ele, na origem destes resultados está igualmente a nova reforma iniciada pelo Ministério da Educação Nacional e cuja ambição é fazer com que os alunos e candidatos a diferentes exames sejam competitivos e produtos válidos a nível nacional e internacional.

Ressalta-se que apenas os alunos que obtiveram uma média de 10 sobre 20 e acima foram declarados aptos, contrariamente aos outros anos em que se repescava, muitas vezes, até 8,5 sobre 20 de média final.

Os alunos do norte do Mali, ocupado por grupos islamitas armados e que se deslocaram para o interior do país e para os países vizinhos, vão fazer as provas de exame do ensino médio durante uma sessão especial, prevista para outubro de 2012, indicou Touré que anunciou aulas de recuperação a favor destes alunos.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/IZ 09ago2012