Bamako, Mali (PANA) - Um primeiro lote de 396 mil doses da vacina anglo-sueca AstraZeneca chegou sexta-feira à tarde ao Aeroporto Internacional Modibo Kéita Bamako-Sénou, na capital maliana, soube a PANA sábado de fonte oficial.
O material foi recebido pelo Presidente da Transição, Bah Ndaw, na presença do primeiro ministro Moctar Ouane, do ministro da Saúde, Fanta Siby, e de representantes da OMS e do UNICEF.
O Mali espera, nos próximos dias, oito milhões de doses de vacina contra a covid-19.
Este primeiro lote de vacinas é destino primeiro ao pessoal de saúde, às pessoas com outras doenças como diabetes e hipertensão e às pessoas com mais de 60 anos de idade.
O primeiro-ministro maliano revelou que o Mali é o primeiro país do Sahel central a receber estas vacinas contra a covid-19.
O Governo maliano anunciou, em janeiro último, a aquisição para o país de 8,4 milhões de doses no âmbito da iniciativa COVAX criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em benefício dos países mais pobres.
o Mali registou, desde março último, 8.509 casos positivos da covid-19, dos quias 6.435 pacientes recuperaram da doença e 358 faleceram.
-0- PANA GT/JSG/SOC/DIM/IZ 07março2021