Bamako, Mali (PANA) - A ministra maliana da Saúde, Dieminatou Sangaré, recebeu, segunda-feira, 40 mil doses da vacina contra a covid-19, na presença do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Mali, Jean Pierre Baptiste, soube a PANA de uma fonte oficial.
Estas vacinas fazem parte do programa internacional de testes de coronavírus, conhecido como ensaio de solidariedade, que visa identificar vacinas mais promissoras, seguras e eficazes contra a covid-19 que podem ser distribuídas de forma justa em todo o mundo.
Dieminatou Sangaré explicou que estas vacinas vieram no quadro dos testes contra a covid-19 e que foram testadas em outro lugar para se verificar se são perigosas ou podem ser toleradas por humanos.
Trata-se, agora, acrescentou, de testar a eficácia da vacina contra o coronavírus.
O representante da OMS indicou que, em África, existem apenas dois países dos quais o Mali e um país de língua inglesa, sujeitos à selecão ao nível da OMS e que estão a fazer este teste, justificando-se pelo facto de o Mali estar na vanguarda da pesquisa.
Jean Pierre Baptiste afirmou que este teste é um processo científico normal que se realiza num país onde as capacidades de investigação são muito fortes, reafirmando que os efeitos secundários desta vacina são mínimos.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 07setembro2021