Bamako, Mali (PANA) - Eleições presidenciais e legislativas combinadas realizar-se-ão a 27 de fevereiro de 2022, no Mali, anunciou quinta-feira o Ministro maliano da Administração do Território, o tenente-coronel Abdoulaye Maiga.
Durante um briefing com a imprensa, o tenente-coronel Maiga evocou também a previsão de uma segunda volta, que poderá ocorrer a 13 de março, para as presidenciais, e a 20 do mesmo mês, para as legislativas.
“Para a eleição do Presidente da República e dos deputados, as datas propostas enquadram-se no estrito respeito pela duração da transição”, afirmou o governante.
Frisou que a organização concomitante dos dois escrutínios presidência permitirá reduzir os custos das mesmas.
Mas antes da realização destas eleições, ocorrerão, também em simultâneo, duas outras votações, designadamente um referendo a 31 de outubro de 2021 e a eleição dos vereadores comunitárias, ou seja, a dos vereadores distritais, provinciais e conselheiros de Bamako, a 26 de dezembro de 2021, segundo o governante.
A realização concomitante destes escrutínios permite evitar o aborrecimento dos eleitores, fonte, a seu ver, do esgotamento e diminuição da taxa de participação.
A publicação das datas das eleições gerais ocorre poucos dias depois dum ultimato lançado recentemente pelos Estados Unidos às autoridades de transição no Mali para publicarem um calendário das eleições, observou-se.
-0- PANA GT/IS/MAR/DD 15abril2021