Bamako, Mali (PANA) – Um acordo político para a formação de um Governo de larga abertura, no Mali, entre o novo primeiro-ministro, Boubou Cissé, os partidos da maioria presidencial e da oposição e a sociedade civil deve ser assinado esta quinta-feira, em Bamako, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, Cissé exorta "todos os partidos e as coligações de partidos políticos”, a participar no acordo, agradecendo ao mesmo tempo a todos os atores políticos que “aceitaram encontrar-se com o primeiro-ministro para com ele trocar impressões e contribuir para a preparação do acordo político”.
Nomeado a 22 de abril último para o posto de primeiro-ministro, na sequência da demissão, a 18 do mesmo mês, de Soumeylou Boubèye Maiga, o novo chefe do Governo reuniu-se, nos últimos dias, com representantes de partidos políticos, da sociedade civil e de todas as sensibilidades.
Essas consultas tiveram como objetivo chegar a um consenso político, no quadro da formação de um “Governo de larga abertura”, preconizado pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, destinado a tirar o Mali da crise de segurança, institucional e social em que está mergulhado.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 2maio2019