Agência Panafricana de Notícias

Mali prorroga estado de emergência

Bamako, Mali (PANA) – O Parlamento maliano, no termo duma sessão extraordinária organizada sábado em Bamako, decidiu prorrogar por oito meses o estado de emergência a vigorar de 1 de agosto de 2016 a 29 de março de 2017, soube a PANA de fonte oficial.

Esta medida excecional foi instaurada no Mali por várias vezes desde o ataque perpetrado, a 20 de novembro de 2015, contra o hotel Radisson de Bamako pelos djihadistas, causando a morte de cerca de 20 pessoas, incluindo estrangeiros.

O Governo maliano decidiu instaurar um estado de emergência a 21 de julho último, que expirou a 31 de julho de 2016. Esta medida foi decidida depois dum ataque por assaltantes fortemente armados contra um campo militar do Exército maliano na localidade de Nampala (cerca de 500 quilómetros de Bamako) à fronteira mauritana.

O balanço foi de cerca de 20 soldados malianos mortos e 35 feridos, num ataque reivindicado por dois grupos terroristas incluindo o grupo djihadista An Sardine do rebelde tuaregue maliano Iyad Ag Ghaly.

-0 – PANA GT/BEH/MAR/IZ 01ago2016