Mali procura novo selecionador nacional de futebol
Bamako, Mali (PANA) - O Mali abriu o processo de recrutamento de um novo treinador da seleção nacional de futebol para substituir Mohamed Magassouba, despedido na semana passada por fraco desempenho no CAN-Camarões 2021 e nos encontros de qualificação do Mundial do Qatar 2022.
A decisão foi anunciada pelo presidente do Comité Executivo da Federação Maliana de Futebol (FEMAFOOT), Mamoutou Touré “Bavieux”, na sexta-feira, em Bamako, numa conferência de imprensa.
Mamoutou Touré observou que o novo treinador da seleção nacional de futebol e a sua equipa técnica será assistida pelo colégio de ex-jogadores internacionais malianos, que foi formado em torno de Mohamed Magassouba, especificando que este colégio não tem um papel decisório na constituição da equipa.
Ele expressou a deceção da sua equipa, bem como de todo o povo maliano, na sequência da não qualificação dos "Águias" para o Mundial Qatar 2022, eliminados pelos " Águias" de Cartago da Tunísia.
"É uma grande deceção, não só para mim e para os outros membros da mesa, mas também para todo o povo", disse o presidente da FEMAFOOT, acrescentando que a deceção é ainda maior quando tentamos ver o que esta equipa maliana provou num ano, com o apoio das autoridades de transição, apesar da situação excecional que o país está a viver.
Considerou, contudo, que existem pontos positivos e pediu aos jornalistas e a todo o mundo desportivo que evitassem prejudicar os jogadores que, segundo ele, são os primeiros a beneficiar das repercussões de uma qualificação ao Mundial.
Também sublinhou que ataques aos jogadores, à medida que se aproximam novos jogos, tais como as eliminatórias do CAN 2023 e no momento em que se tenta atrair reforços, podem ser contraproducentes.
Mamoutou Touré apresentou à imprensa a acusação de receção da FIFA para demonstrar que o Mali interpôs um recurso em relação ao golo negado contra a Tunísia, durante o jogo da segunda mão dos play-offs em Tunis.
Durante as partidas de qualificação Qatar 2022, a equipa maliana foi derrotada na primeira mão, em Bamako, por 0-1 (golo marcado por um defesa maliano contra a sua própria equipa), e o jogo da segunda mão terminou num empate em Túnis.
Os "Águias" foram igualmente eliminados nos quartos-de-final do CAN-Camarões 2021 pela Guiné Equatorial (1-0).
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 09abril2022