Agência Panafricana de Notícias

Mali pretende produzir 10 milhões de toneladas de cereais até 2012

Bamako- Mali (PANA) -- O Governo maliano pretende aumentar até 2012 a produção cerealífera para 10 milhões de toneladas, contra um pouco mais de seis milhões de toneladas actuais, soube a PANA terça-feira em Bamako.
A informação foi veiculada na abertura de uma conferência sino-africana sobre a agricultura, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural, que decorre na capital maliana, por iniciativa do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) e do Centro Internacional de Redução da Pobreza da China.
Presidindo à cerimónia de abertura desta conferência, o primeiro-ministro maliano, Modibo Sidibé, indicou que, para se realizar esta ambição, apostar- se-á no domínio da água e da irrigação, bem como nos ordenamentos das terras que vão atingir 810 mil 500 hectares da meta de 2,2 milhões de hectares.
Por outro lado, a iniciativa arroz lançada em 2008 abrangeu, durante a campanha 2009-2010, o milho, o trigo e o algodão, que resultou numa produção cerealífera de 6,3 milhões de toneladas.
Peritos africanos e chineses da agricultura, representantes dos doadores de fundos e diplomatas participam na conferência de Bamako cujos trabalhos findam quarta-feiram de acordo com a mesma fonte.