Agência Panafricana de Notícias

Mali pede ajuda da União Europeia para libertar norte do país

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os ministros da Defesa dos Estados-membros da União Europeia (UE), reunidos em Nicósia, no Chipre, examinaram a situação no Mali, à luz de uma carta enderaçada pelas autoridades malianas ao presidente da Comissão Europeia, Manuel Barroso, solicitando ajuda "para libertar o norte Mali", indica um comunicado divulgado terça-feira em Bruxelas.

Durante esta reunião, segundo a mesma nota, o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, insistiu junto dos seus homólogos para um engajamento europeu no Mali consubstanciado numa contribuição civil e num esforço militar.

Por seu turno, os ministros alemão e sueco da Defesa defenderam o respeito pelo princípio da apropriação pelas autoridades africanas de qualquer ação empreendida pela UE e com base numa resolução da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na carta enviada à UE, o Presidente maliano, Dioncounda Traoré, e seu o primeiro-ministro Cheikh Modibo Diarra solicitam o apoio da UE nos domínios da segurança das instituições de transição, da reorganização das Forças Armadas e de segurança e da restauração da integridade territorial do país.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 2out2012