Mali mantém suspensão de voos da companhia francesa no seu território
Bamako, Mali (PANA) - As autoridades malianas decidiram cancelar, esta quarta-feira, 11 de outubro de 2023, a autorização dada à companhia aérea francesa, Air France, para a retoma dos serviços para o Mali a partir de sexta-feira, 13 de outubro.
O diretor-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o coronel Drissa Koné, que havia dado a autorização para a retomada dos voos da Air France sem se referir à hierarquia, foi exonerado.
Na passada terça-feira, a Air France anunciou que vai assumir o serviço de Bamako através de uma empresa portuguesa, a EuroAtlantic Airways.
Na quarta-feira, as autoridades malianas, num comunicado de imprensa, explicaram que a Autoridade Aeronáutica Nacional do Mali está atualmente a analisar o pedido de retomada dos voos efetuados pela Air France.
“Consequentemente, os voos da Air France permanecem suspensos durante este procedimento de exame de arquivo”, precisa o comunicado publicado pelo Ministério dos Transportes e Infraestruturas, que acrescenta que “os voos foram suspensos unilateralmente pela empresa, sem informar previamente as autoridades e os clientes numa maneira adequada.
Recorda-se que a companhia aérea Air France suspendeu unilateralmente os seus voos para o Mali e Burkina Faso em 7 de agosto, na sequência do encerramento do espaço aéreo no Níger, onde ocorreu um golpe de Estado em 26 de julho, contra o Presidente Mohamed Bazoum.
-0- PANA GT/IS/SOC 12 de outubro de 2023