Mali lança segunda fase de vacinação contra covid-19
Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Choguel Kokala Maïga, procedeu, segunda-feira, no distrito de Lafiabougou de Bamako, ao lançamento da segunda fase da vacinação contra a covid-19, administrando a primeira dose da vacina Jonhson $ Jonhson à diretora nacional da USAID, Cheryl Anderson, soube a PANA de fonte oficial.
Um total de 151.200 doses dessa vacina, oferecida pelos Estados Unidos ao Mali, serão administradas aos jovens com 18 anos de idade ou mais, com prioridade às comunidades em alto risco de contaminação à covid-19, particularmente nas regiões de Kayes (oeste), Mopti (centro), Tombouctou, Gao, Kidal, Ménaka e Taoudenit (norte), bem como no distrito de Bamako.
Para atingir esses alvos, serão utilizadas três estratégias clássicas, designadamente a fixa, nas estruturas de saúde, a avançada (a nível das aldeias) e a móvel nos campos de deslocados internos.
"É reconhecido que, para além das medidas de barreira, a vacinação é um meio seguro e eficaz de responder à covid-19, contribuindo para o aumento da imunidade coletiva.
"Melhor também é, para o Estado e os seus parceiros técnicos e financeiros, um reflexo da procura constante de um estado completo de bem-estar físico, mental e social das populações, particularmente as camadas as mais vulneráveis", declarou o primeiro-ministro maliano.
O Mali registou, desde 25 de março, data da descoberta dos dois primeiros casos da pandemia no país, 14 mil 763 casos positivos da covid-19, dos quais 14.059 recuperações e 536 óbitos.
No total, 172 mil 242 pessoas receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca e 86 mil 477 a segunda.
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 24ago2021