Agência Panafricana de Notícias

Mali lança jornadas mineiras e petroleiras

Bamako- Mali (PANA) -- A III edição das Jornadas Mineiras e Petroleiras do Mali (JMP) iniciou-se segunda-feira em Bamako sob o lema "Minas e Desenvolvimento Comunitária", na presença do Presidente maliano, Amadou Toumani Touré.
Terceiro produtor de ouro do continente africano, após a África do Sul e o Gana, o Mali explora actualmente sete zonas auríferas, designadamente Sadiola, Morila, Yatéla, Klana, Loulo, Tabakoto e Syama.
Em 2008, o ouro contribuiu com cerca de 102 biliões de francos CFA (cerca de 50 milhões de dólares americanos) para o orçamento do Estado maliano.
Dois projectos de pesquisa da União Europeia (UE), Projet BEI e SYSMIN, permitiram evidenciar e valorizar mil 500 índices mineiros, dos quais 225 de pedras finas, nomeadamente o granito e o calcedónio.
Análizes geológicas efectuadas no quadro do Projecto de Cartografia Geológica da zona de Gourma maliana demostraram uma migração primária dos hidrocarbonetos.
O ano 2009 poderá ser o de grandes experiências com a realização, pelo consórcio ENI-SIPEX, de cinco perforações de exploração autorizadas para suas licências de pesquisas.
O lema escolhido este ano permitirá ao Estado, às sociedades mineiras e às comunidades próximas de minas aproveitarem a oportunidade para realizar um programa de desenvolvimento humano aceite por unanimidade.
No entanto, a Organização Não Governamental (ONG) OXFAM e a Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH) denunciaram, há vários meses, a exploração abusiva por estas empresas mineiras de recursos sem investir no desenvolvimento das populaçõe ribeirinhas das zonas mineiras.