Agência Panafricana de Notícias

Mali lança estratégia de saúde materna

Bamako- Mali (PANA) -- O Governo maliano lançou sexta-feira com parceiros internacionais uma estratégia comum de saúde materna e neonatal denominada "atingir cada mãe e cada bebé no espaço OCI com cuidados de urgência".
Os parceiros integrantes da iniciativa são a Organização da Conferência Islâmica (OCI) e a Agência americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
O objetivo da operação conjunta é atingir anualmente cerca de um milhão de mulheres e os seus bebés através de cuidados prenatais e de urgência obstétricos e reduzir a taxa de mortalidade materna e neonatal em 75 porcento dentro de cinco anos.
A estratégia vai permitir o reforço das capacidades dos serviços de saúde e das prestações por formações que tornarão os cuidados obstétricos e neonatais de urgência acessíveis às populações de risco.
Segundo a OMS, 615 mil falecimentos maternos são registados no mundo cada ano dos quais 99 porcento nos países em via de desenvolvimento.
Mais da metade destes falecimentos surgem em África, com o Mali a registar, por sua vez, cinco porcento de mortes maternas.