Agência Panafricana de Notícias

Mali forma médicos e técnicos de saúde para conter ressurgimento do vírus de Ébola

Bamako, Mali (PANA) – O Mali organizou recentemente uma sessão de formação de médicos, técnicos superiores de saúde e agentes de desenvolvimento comunitário face ao ressurgimento da doença do vírus do Ébola em dois países da sub-região (Guiné-Conakry e Libéria), anunciou o Ministério maliano da Saúde e Higiene Pública num comunicado distribuído quinta-feira.

Presidida pelo diretor-geral do Centro Nacional de Apoio à Luta Contra as Doenças (CNAM),
Abdoulaye Néné Coulibaly, esta sessão foi organizada em parceria com a Corporação Médica Internacional (IMC) e centrou-se na gestão de casos suspeitos e confirmados.

A frente de luta contra o Ébola é relativamente calma no Mali, mas as autoridades sanitárias entendem que esta acalmia requer manter a prudência para circunscrever os riscos de recontaminação a partir da vizinha Guiné-Conakry que pode constituir uma zona de contaminação para os seus vizinhos.

"Há por isso uma necessidade e urgência de continuar a manter o dispositivo de prevenção a todos os níveis. O Mali já está nesta postura com cordões sanitários instalados nas aldeias fronteiriças da Guiné-Conakri”, declarou Coulibaly.

Este dispositivo de controlo consiste na medição da temperatura, na observância das medidas de higiene, nomeadamente, a lavagem das mãos com sabão ou a sua passagem pelo gel para além de múltiplos esforços de informação e de sensibilização envidados para proteger as populações.

Durante a sessão, os peritos abordaram os diferentes aspetos da doença.

-0- PANA GT/BEH/IBA/FK/IZ 17julho2015