Mali eleito presidente da Confederação dos Estados do Sahel
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição no Mali, o coronel Assimi Goïta, foi eleito, por um ano, presidente em exercício da Confederação dos Estados do Sahel (CES), soube a PANA de fonte oficial.
O coronel Goita foi designado no final de uma primeira cimeira dos chefes de Estados da Aliança dos Estados do Sahel (AES), ocorrida sábado último em Niamey, a capital do Níger, segundo um comunicado final do evento.
“O Mali assume assim a presidência rotativa da AES", concluiu o comunicado, anunciando que a próxima cimeira dos chefes de Estado desta instituição terá lugar em 2025, em data a anunciar por via diplomática em Bamako, a capital maliana.
Mais do que um agrupamento com objetivos puramente militares, a cimeira anunciou a criação de um banco de investimentos da AES e de um fundo de estabilização económica.
Ministro da AES receberam ordens ligadas a vários domínios, nomeadamente a livre circulação de pessoas e bens a fim de minorarem os efeitos da retirada dos três países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), lê-se na nota.
O ideal, segundo o fórum, é o desenvolvimento das infraestruturas comuns em matéria de energia, agricultura e logísticas.
Criada a 16 de setembro de 2023 pelo Mali, pelo Burkina Faso e pelo Níger, todos dirigidos por militares golpistas, a AES visa lutar contra o terrorismo na zona de Liptako Gourma, ou seja, zona das três fronteiras infestadas há vários anos por jihadistas, e promover o desenvolvimento da zona.
-0- PANA GT/IS/DD 09julho2024