Mali e Rússia desenvolvem relações económicas
Bamako, Mali (PANA) - O embaixador da Federação Russa no Mali, Igor Gromyko, anunciou quarta-feira em Bamako que o seu país prevê a chegada, nas próximas semanas, de uma forte delegação russa composta por representantes de empresas para o desenvolvimento das relações económicas com o Mali.
O diplomata russo fez esta declaração no final de um encontro com o primeiro-ministro do Mali, Choguel Kokalla Maiga, cujo objetivo é desenvolver a cooperação russo-maliana nos domínios político, económico, social, humanitário e militar.
Lembrou que as visitas à Rússia dos ministros malianos dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop, da Defesa e Antigos Combatentes, o coronel Sadio Camara, e das Minas, Energia e Água, Lamine Seydou Traoré, enquadraram-se no rápido desenvolvimento duma cooperação em vários setores.
Igor Gromyko indicou que o seu país apoia o Mali na formação de estudantes e de agentes das Forças Armadas e de Segurança.
"É muito importante desenvolver relações económicas para representar empresas russas no Mali e as do Mali na Rússia", disse.
O Mali recebeu recentemente helicópteros, armamentos e munições da Rússia como parte da luta contra o terrorismo.
Instrutores russos estão atualmente no Mali para treinar soldados malianos que levam a cabo, há vários anos, em colaboração com forças estrangeiras (MINUSMA, Barkane, G5 Sahel), uma guerra contra terroristas.
Vários países da União Europeia, incluindo França, denunciaram a presença, no território maliano, de elementos da empresa privada russa Wagner, o que as autoridades da Transição no Mali negam, frisando que se trata apenas da presença de instrutores russos no país.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 29dez2021